“Você pode ignorar a realidade, só não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade!”
(Ayn Rand)
Os países nórdicos, Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia, são considerados um exemplo mundial de economias. Entretanto, o modelo econômico desses cinco países rende muitas discussões. Isso porque os adeptos das crenças ideológicas socialistas tendem a ditar que essas nações seguem moldes socialistas.
Logo, é a partir desse confronto que voltamos ao abordado inicialmente em relação à atemporalidade do embate socialismo x capitalismo. Muitos liberais, quando questionados com essa abordagem, enxergam-se em uma sinuca de bico.
Leia também: A Venezuela é um país sem desigualdade social
Entretanto, a Islândia é a 11ª nação mais livre do mundo. Dessa maneira, é impossível pensar em um modelo intervencionista e burocrata, que dita o que o cidadão deve ou não fazer e impede trocas voluntárias, ocupando essa posição.
Conforme o ranking do The Heritage Foundation Index Of Economic Freedom de 2021 a Dinamarca ocupa a 10ª colocação mundial com uma pontuação de 77,8 pontos.
Ao analisarmos os indicadores do ranking podemos constatar que a metodologia baseia-se em: Estado de direito, tamanho do governo, eficiência regulatória e mercados abertos. Inseridos nesses indicadores podemos citar a integridade do governo que marcou 93,4 pontos, a liberdade de negócios que obteve 88,8e a liberdade de investimento com 90 pontos.
Em contrapartida, ao analisarmos Cuba, país defendido por muitos como uma democracia e modelo a ser seguido, a realidade é bem diferente do país nórdico. No Corruption Perception Index de 2020, ficou na 63ª colocação.
Já no ranking mundial do Index Of Economic Freedom de 2021, Cuba aparece na 176ª colocação, perdendo apenas para a Venezuela e a Coreia do Norte. A sua pontuação geral é de 28,1%.
A integridade do governo pontuou 48,7 pontos, a eficácia judicial, 10 pontos, a liberdade de fazer negócios pontos e a liberdade de investimento, apenas 10 pontos.
Essas realidades são bem antagônicas, a grande diferença de Cuba e a Dinamarca está justamente na política de mercado, e o capitalismo não é nada mais do que isso, a produção em massa de modo a obter lucro
Outro ponto importante é com relação à Legislação Trabalhista dos países nórdicos. Não existe salário mínimo imposto pelo governo, não há indenização por demissão, e o principal, não existe Consolidação das Leis Trabalhistas.
Os acordos são celebrados livremente pelas partes sem a interferência estatal. O modelo nórdico está anos-luz do que muitos desconhecem do que é o capitalismo.
Se mesmo diante dos dados você ainda não se convenceu que os países nórdicos são capitalistas, talvez você também acredite que os Estados Unidos são comunistas.
Leia também: Tarifaço de Trump pode aumentar a competitividade do Brasil
Copyright 2025 │ Politica de Privacidade